O merchandising é a ferramenta do marketing responsável pela apresentação estratégica de produtos em pontos de venda, de forma a aumentar a rotatividade e lucratividade. Por vezes ele é confundido pelo Product Placement (ou marketing indireto) – técnica que posiciona produtos de maneira estratégica em filmes, séries e programas de televisão, porém, são táticas diferentes. Por mais que ambas tenham objetivos parecidos – atrair e seduzir o consumidor.
Trazer o cliente até a loja não é o suficiente para conquista-lo, são necessárias ações internas para cativá-lo, como boa aparência dos produtos e bom atendimento dos funcionários. A hora da compra é o último estágio da comunicação mercadológica, é quando o cliente toma a decisão de pagar ou não pagar por algo – independente do que seja, todo consumidor toma essa decisão em algum momento durante a vida. Dessa forma, o merchandising entra para dar aquele empurrão a favor de um produto ou marca na hora da escolha final de aquisição – usando ações como degustação grátis, por exemplo. Portanto, o merchandising age por meio da criação de ações que incentivem o consumidor final a comprar um produto específico e se fidelizar a uma loja ou marca.
Difere-se, portanto, no lugar de sua ação. Enquanto o Merchandising age dentro das lojas ou mercados físicos, o Product Placement age dentro das mídias como filmes, séries, games, revistas, programas televisivos etc. O profissional da área irá exibir anúncios ou mostrar algum produto sem que pareça um comercial – o que pode causar rejeição no público, mas parecendo algo natural. Por exemplo, um personagem de um filme só usa um relógio de uma marca X e refere-se a ele em conversas casuais durante a sua trajetória, influenciando sutilmente o espectador a respeito desta marca.
Gostou de saber disso? Fique por dentro do blog da ProMarket para mais dicas.
Clique no botão abaixo e conheça mais dos nossos serviços.
Certo vamos lá